Temporal na Grande SP provoca enchentes e caos no transporte público; uma casa desabou
Na região do Grande ABC córregos transbordaram deixando carros e pessoas ilhadas; linhas de trens da CPTM foram afetadas com estações alagadas
SBT News
A forte chuva que atingiu São Paulo e a região metropolitana na tarde desta segunda-feira (31) colocou diversas as áreas em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). O ABC Paulista foi fortemente impactado pela águas com registro de alagamento em bairros inteiros, pessoas e carros ilhados.
+ Leia também: Temporal deixa mais de 86 mil imóveis sem luz na Grande São Paulo
As regiões das subprefeituras do Ipiranga (zona Sul) e Itaquera (zona Leste) foram colocadas em estado de alerta para alagamentos, um acima do estado de atenção, pouco antes das 16h até as 18h20.
A Defesa Civil enviou alerta severo para o ABC Paulista e informou, no início da tarde, que o Córrego Guarará e o Rio Tamanduateí transbordaram na altura do município de Santo André, alagando a Avenida dos Estados.
O transporte público também foi afetado. Os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM não podiam circular entre as estações Utinga e Mauá por conta do alagamento nos trilhos. Vídeos nas redes sociais mostravam a estação Prefeito Celso Daniel sob águas.
Na divisa entre o ABC e São Paulo, o helicóptero do Tá na Hora com o comandante Hamilton, flagrou homens do Corpo de Bombeiros em um bote, buscando por possíveis pessoas ilhadas na região onde as águas subiram mais de 1 metro.
Alagamento atinge escola e shopping
A entrada do Shopping Grand Plaza, localizado na Avenida Industrial 600, em Santo André, foi inundada . Os clientes e os lojistas foram encaminhados para outras áreas de circulação do shopping. Em nota, o shopping informou que está monitorando a situação e oferecendo um ambiente confiável para que todos possam esperar o melhor momento para voltar para casa.
As águas também invadiram a Escola Estadual Professor José Carlos Antunes, na Vila Luzita, também no município do ABC. A Secretaria Estadual da Educação informou em nota que o sistema de escoamento da escola ficou sobrecarregado, causando o alagamento. Os alunos foram remanejados para o andar superior e ninguém ficou ferido. Reparos estão sendo feitos e amanhã, terça-feira (01/04), as aulas estão mantidas.
Na capital paulista, os bombeiros receberam ao menos 25 chamadas para enchentes, e 10 chamadas para quedas de árvores entre 13h30 17h41, em bairros como São Rafael, Itaquera e Cidade Líder e Cambuci.
Casa desaba em Mauá devido à ventania
Uma casa desabou na Rua Benedita dos Santos Silva, no Jardim Zaira, em Mauá. O Corpo de Bombeiros enviou três viaturas ao local, e a Defesa Civil municipal informou que o desabamento foi causado por rajadas de vento e chuva intensa.
Não há informações sobre vítimas.