Búfalos flagrados nadando no Rio Pinheiros são transferidos para haras em Suzano (SP)
Animais passaram por exames, vacinação e registro; flagrante dos búfalos tomando banho no local foi registrado no dia 15 de setembro

Caroline Vale
O governo de São Paulo comunicou, na sexta-feira (26), a transferência dos búfalos encontrados no Rio Pinheiros em 15 de setembro. Os animais, que chegaram a ser flagrados dentro do leito e às margens do rio, passaram por avaliação clínica, vacinação, vermifugação e foram incluídos no sistema de rastreabilidade do estado.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Defesa Agropecuária, em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Prefeitura de São Paulo.
Após os cuidados, o rebanho foi levado para um haras em Suzano, na Grande São Paulo, onde deve permanecer com a documentação e a sanidade regularizadas.
+ Polícia Civil de SP realiza operação contra hotel clandestino de animais na zona leste
Responsável já havia sido notificada
A Prefeitura de São Paulo disse que os búfalos já tinham sido vistos em 4 de agosto, quando agentes foram acionados para verificar a presença deles em Área de Preservação Permanente (APP) e na ciclovia, oferecendo risco aos usuários.
Na ocasião, a mulher que cuidava deles foi notificada a remover os animais do local. O descumprimento da notificação poderia resultar em multa de até R$ 5 mil por animal, conforme prevê o Decreto Federal nº 6.514/2008.
A Defesa Agropecuária informou que, desta vez, foi constatado que a criação era de subsistência e não havia qualquer cadastro dos animais no sistema oficial. Técnicos da pasta providenciaram o registro e orientaram a responsável sobre a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para a movimentação de animais.
“Agimos rápido para garantir que esses búfalos fossem bem cuidados e retirados da água, o que poderia prejudicar a saúde do rebanho. Além disso, a equipe da Defesa emitiu toda a documentação necessária para regularizar os animais. Agora, além de estarem seguros e saudáveis, vão viver em um lugar adequado, com todo o bem-estar garantido”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai.
De acordo com a pasta, a responsável pelos búfalos não chegou a ser multada. Ela recebeu apenas orientações técnicas.
+ Cães viram alvos de criminosos por "incomodar o tráfico" no Rio; 3 foram baleados
Relembre o caso
Os búfalos foram avistados pela primeira vez em 4 de agosto de 2025, durante patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana Ambiental, e novamente no dia 15 de setembro, quando imagens de animais no leito do Rio Pinheiros, próximo à Estação Santo Amaro, ganharam repercussão.
Na ocasião, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) acionou os órgãos fiscalizadores e registrou boletim de ocorrência.
Apesar do risco, a concessionária ViaMobilidade informou que a presença dos búfalos não chegou a impactar a operação da Linha 9-Esmeralda da CPTM.