Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes fora da escola, diz Unicef
60% das crianças de 0 a 3 anos não frequentam a creche, etapa não obrigatória, mas reconhecida como um direito da primeira infância

SBT Brasil
SBT News
Cerca de 993 mil crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, faixa etária em que a educação é obrigatória no país, estão fora da escola no Brasil. É o que mostra uma análise inédita divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
+ Prouni divulga primeira chamada do segundo semestre nesta segunda-feira (7)
O levantamento também mostra que 60% das crianças de 0 a 3 anos não frequentam a creche, etapa não obrigatória, mas reconhecida como um direito da primeira infância. Com isso, o país está abaixo da meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que previa, até 2024, que ao menos 50% das crianças dessa faixa etária estivessem matriculadas em creches.
+ Governo Federal vai premiar cidades que atingirem metas de creche e alfabetização
Apesar do cenário preocupante, o relatório também destaca uma importante conquista: entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão foram identificados e retornaram às salas de aula por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE).
Desenvolvida pelo Unicef e pela Undime, a BAE é uma iniciativa que apoia estados e municípios na identificação, acompanhamento e reinserção de estudantes no sistema educacional.