Governo Federal vai premiar cidades que atingirem metas de creche e alfabetização
Decreto foi assinado hoje pelo presidente Lula após reunião com ministro da Educação, Camilo Santana
G
Gabriela Tunes
23/06/2025, 21:18 • Atualizado em 23/06/2025, 21:18
compartilhar
Governo federal incentiva governos e prefeituras a investirem na Educação | Agência Brasil
O presidente Lula assinou, nesta segunda-feira (23), um decreto que reconhece os esforços das redes municipais e estaduais no desenvolvimento de uma educação básica de qualidade. O objetivo é premiar as cidades e os estados que atingirem as metas de creches, de alfabetização de crianças, de escolas em tempo integral e de ensino técnico profissionalizante. A assinatura aconteceu com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"Acreditamos que uma educação pública de qualidade exige atuação conjunta do Governo Federal, Estados e Municípios. E é para isso que estamos trabalhando", disse Lula nas redes sociais.
O Ministério da Educação ainda não divulgou detalhes sobre os critérios de avaliação e nem sobre o prêmio às redes contempladas.
Nesta semana, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Santana disse que a educação básica é um grande desafio ao Ministério.
"O grande desafio está na educação básica, e essa foi a orientação do presidente. Quando um terço da população não conclui a educação básica, é um prejuízo para um país. Do ponto de vista social e econômico", disse.
Governo Federal vai premiar cidades que atingirem metas de creche e alfabetizaçãoDecreto foi assinado hoje pelo presidente Lula após reunião com ministro da Educação, Camilo SantanaPolítica2025-06-23T21:18:29.721ZO presidente Lula assinou, nesta segunda-feira (23), um decreto que reconhece os esforços das redes municipais e estaduais no desenvolvimento de uma educação básica de qualidade. O objetivo é premiar as cidades e os estados que atingirem as metas de creches, de alfabetização de crianças, de escolas em tempo integral e de ensino técnico profissionalizante. A assinatura aconteceu com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. "Acreditamos que uma educação pública de qualidade exige atuação conjunta do Governo Federal, Estados e Municípios. E é para isso que estamos trabalhando", disse Lula nas redes sociais. O Ministério da Educação ainda não divulgou detalhes sobre os critérios de avaliação e nem sobre o prêmio às redes contempladas. Educação Básica como desafio Nesta semana, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Santana disse que a educação básica é um grande desafio ao Ministério. "O grande desafio está na educação básica, e essa foi a orientação do presidente. Quando um terço da população não conclui a educação básica, é um prejuízo para um país. Do ponto de vista social e econômico", disse. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/governo-federal-vai-premiar-cidades-que-atingirem-metas-de-creche-e-alfabetizacao
Congresso vazio trava pautas: 6x1, maioridade e misoginia
Pré-recesso, pressão econômica e disputa política travam pautas como o fim da escala 6x1, a redução da maioridade penal e a criminalização da misoginia