Megaoperação desarticula maior rede de receptação de cobre do país
Polícia prende 11 pessoas e cumpre 38 mandados de busca em ação que desmantelou esquema gigante em três estados

Ricardo Taíra
Uma megaoperação contra o furto de fios de cobre foi realizada nesta terça-feira (12) em três estados: Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Ao todo, 11 pessoas foram presas. A polícia cumpriu 38 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão na ação que desarticulou uma rede de receptação de cobre considerada a maior do Brasil.
De acordo com as investigações, os materiais saíam de uma rota que começava em Juiz de Fora, em Minas Gerais, e eram levados para diferentes cidades, incluindo o Rio de Janeiro e municípios da Bahia. O objetivo dos criminosos era revender os produtos no mercado, com o apoio de outras empresas envolvidas no esquema.
+ RJ transfere sete líderes de facção criminosa para presídios federais
A operação também revelou a participação de funcionários e ex-funcionários de empresas de telefonia e internet, que facilitavam os furtos. Eles usavam uniformes e ordens de serviço falsas para disfarçar as ações criminosas.
Segundo a Polícia Civil, o grupo movimentou mais de R$ 30 milhões em apenas um ano. Além do simulacro de arma de fogo apreendido, pelo menos 11 pessoas foram presas, algumas em flagrante, 10 veículos roubados foram recuperados e toneladas de fios de cobre foram apreendidas.








