Tecnologia ajuda a reduzir filas na rede pública de saúde do Rio de Janeiro
Assistente virtual envia lembretes por celular para evitar faltas e agilizar o atendimento de pacientes

SBT Brasil
Quem aguarda consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sabe que a espera pode ser longa. Mesmo assim, muitas vagas acabam sendo desperdiçadas porque os pacientes não comparecem no dia marcado. No Rio de Janeiro, a tecnologia está ajudando a reduzir o número de faltas e a fazer a fila andar mais rápido.
De acordo com o painel da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a fila de espera é atualizada todos os dias. Nesta quarta-feira, mais de 314 mil pessoas (314.602) aguardavam algum tipo de procedimento em todo o estado. O problema é que, de cada dez pacientes agendados, quatro faltam, o que compromete o funcionamento de todo o sistema de regulação.
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Segundo a superintendente estadual de Regulação, Kitty Crawford, é preciso otimizar o uso das vagas. “O que a gente precisa fazer é aproveitar essas quatro consultas ou exames que ficaram sem pacientes, para atender outras pessoas que estão na fila.”
Para reduzir as faltas, os pacientes inscritos no sistema de regulação recebem mensagens no celular com lembretes sobre consultas, exames e cirurgias. O objetivo é evitar que as cadeiras dos consultórios fiquem vazias.
A mensagem é enviada por uma assistente virtual chamada Serena, que informa a data, a hora e o local do atendimento.
“Nós vamos disparar lembretes pedindo para que, se o paciente souber que não poderá comparecer, avise na clínica da família. Assim, podemos usar a vaga para outro paciente”, explicou Kitty Crawford. “A ideia é perder o mínimo possível de consultas e fazer a fila andar mais rápido.”
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Quem falta sem justificar é colocado no fim da fila. Atualmente, o procedimento com maior tempo de espera é a cirurgia bariátrica, que pode demorar mais de um ano.
No principal complexo de exames da Baixada Fluminense, os pacientes aprovaram a novidade.









