Filtro de barro: tradição brasileira mantém força e segue entre os melhores do mundo
Produção artesanal em Indiana, no interior paulista, mostra por que o filtro de barro continua popular em diferentes regiões do país
SBT Brasil
Nas cozinhas brasileiras, um item se tornou uma tradição. O filtro de barro já foi premiado como um dos melhores sistemas de purificação de água do planeta. E você sabe como ele é feito?
Em meio a tantas tecnologias, o filtro de barro é uma preciosidade brasileira que se destaca pela qualidade. Ele é considerado o melhor sistema de filtragem do mundo, segundo uma pesquisa norte-americana.
Para entender por que o produto ainda é tão vendido, fomos até uma cerâmica localizada em Indiana, na região oeste paulista. Marcelo, um dos donos da empresa, diz que a água filtrada no utensílio faz bem à saúde, e por isso a procura é intensa em diversas regiões do país.
O processo para fabricar o filtro é 100% artesanal. Tudo começa com a preparação da argila. São dois tipos: a amarela e a escura. Depois vem a mistura com água. Com o barro pronto, ele passa por uma máquina chamada pipa e depois pelo cilindro. Após essas etapas, a massa descansa por um dia inteiro e só fica pronta quando passa pela sova.
Depois de toda a preparação da argila, ela vai para o ceramista, ganhar forma. A modelagem é rápida, mas todo o processo leva cerca de um mês. Depois, ele adquire cor, vai para a secagem e para o forno.









