Banco Central comunica vazamento de dados de 3 mil chaves Pix
Afetados são clientes do banco Banpará; esse é o oitavo caso de vazamento de dados desde 2020
O Banco Central (BC) comunicou, na noite de quinta-feira (18), o vazamento de 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará). A exposição das informações ocorreu devido a uma falha de segurança, entre 20 de março e 13 de abril, e abrangeu dados como nome, CPF, agência e número de conta bancária.
“Não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas e outras informações”, disse o BC.
Todos os clientes que tiveram os dados vazados serão notificados por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. Avisos por aplicativos de mensagens, SMS ou e-mail devem ser desconsiderados. Segundo o BC, as ações necessárias já foram adotadas para a apuração detalhada do caso e medidas sancionadoras serão aplicadas.
Esse foi o oitavo incidente de vazamento de dados do Pix desde a criação do sistema instantâneo de transferências, em novembro de 2020. O último caso ocorreu no final de março, quando dados cadastrais de mais de 87 mil clientes da Sumup Sociedade de Crédito foram expostos. O vazamento também ocorreu por falhas na segurança.