Publicidade
Brasil

Após tentativas de golpes, Anatel diz que mensagens com cobrança de multa por acesso ao X são falsas

Agência reforça que não envia nenhum comunicado do tipo; rede social está bloqueada desde sexta (30) no Brasil

Imagem da noticia Após tentativas de golpes, Anatel diz que mensagens com cobrança de multa por acesso ao X são falsas
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu uma nota alertando a população sobre e-mails com tentativas de golpes com cobranças falsas de multa por acesso ao X (antigo Twitter).

De acordo com o texto, estão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens falsas que notificam sobre multa por acesso via VPN ao site X, bloqueado no Brasil na última sexta-feira (30) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

+ Polícia Federal investiga ataque hacker a órgãos públicos após suspensão do X

A Anatel reforçou que as notificações não são verdadeiras e que quem receber uma mensagem desse tipo não deve abrir nenhum arquivo anexado e nem clicar em links, além de excluir a mensagem.

+ Brasil registra 8 mil focos de queimadas nas últimas 48 horas

Entenda

Isso acontece porque de fato uma multa no valor de R$ 50 mil foi definida pelo ministro Alexandre de Moraes e validada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para quem acessar a rede social bloqueada no Brasil na última sexta-feira (30) por determinação do próprio Supremo.

+ O que é o VPN? Ferramenta usada para burlar bloqueio do X dispara em pesquisas no Google

No entanto, o assunto tem gerado polêmica e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou uma ação nesta terça-feira (3) ao STF pedindo que o plenário retire a multa.

A ferramenta Virtual Private Network (VPN) cria uma conexão segura e criptografada entre um dispositivo e a internet, permitindo ao usuário burlar algumas regras para acessar conteúdos no mundo virtual.

Publicidade

Assuntos relacionados

Anatel
multa
cobrança
Golpe
STF
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade