O que é o VPN? Ferramenta usada para burlar bloqueio do X dispara em pesquisas no Google
Alexandre de Moraes suspendeu o X no Brasil e definiu multa de R$ 50 mil para quem usar VPN para acessar a rede social
Virtual Private Network, popularmente conhecida como VPN, é uma ferramenta digital que cria uma conexão segura e criptografada entre um dispositivo e a internet. A tecnologia permite ao usuário burlar algumas regras do meio digital e abre portas para o acesso a conteúdos de diversas partes do planeta.
No Brasil, a palavra "VPN" teve um pico de buscas no Google desde que foi citada em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na sexta-feira (30). A procura pelo termo aumentou 14 vezes entre os dias 28 e 31 de agosto, segundo dados do Google Trends. Moraes ordenou o bloqueio do X no Brasil.
Suspensão do X: usuários do Bluesky relatam instabilidade ao usar plataforma
Uma VPN protege os dados pessoais do usuário quando ele navega na internet, especialmente em redes Wi-Fi públicas, tornando mais difícil para hackers ou terceiros interceptarem as informações da pessoa.
A ferramenta também permite que você altere virtualmente a sua localização geográfica, possibilitando acessar conteúdo que pode estar bloqueado ou restrito em sua região, como serviços de streaming ou sites específicos.
É preciso cuidado ao acessar certos serviços e conteúdos por VPN, pois pode configurar em infração ou crime, a depender dos termos de uso e das leis do país.
STF decide nesta segunda-feira se confirma ou não bloqueio do X no Brasil
Como a ferramenta digital VPN possibilita a “mudança” virtual da localização do usuário, é possível acessar o X com o uso da tecnologia. Para evitar essa burla, no entanto, Moraes proibiu na decisão os usuários brasileiros de usarem VPN para acessar o X. O ministro ainda fixou uma multa de R$ 50 mil para quem desobedecer essa ordem.
Confira as funcionalidades do VPN
Criptografia: Protege os dados do usuário de olhares curiosos.
Mascaramento de IP: Oculta o endereço IP real do usuário, protegendo a identidade e localização dele.
Acesso a Conteúdos Restritos: Permite que você contorne bloqueios geográficos e acesse conteúdo globalmente.
Segurança em Redes Públicas: Protege sua conexão quando você está usando redes Wi-Fi públicas ou não seguras.
Em resumo, uma VPN cria uma conexão segura que protege sua privacidade e dados na internet, enquanto permite que você acesse conteúdos de diferentes regiões e evita censuras e restrições geográficas.