Apenas 1 em 4 pacientes recebem tratamento adequado contra o câncer
Levantamento global aponta para a importância de exames preventivos
O susto veio durante um exame de rotina, em 2019. Depois da retirada das mamas, a esteticista Flaviani dos Santos Custódio continunou com o tratamento. E, mais uma vez, num exame de rotina veio uma nova indicação cirurgica, apenas preventiva.
+ Confira as últimas notícias de Brasil
"Tinha desistido de fazer o exame naquele ano, mas deu estralinho eu acabei indo fazer e recebi o diagnóstico de câncer de mama".
Um em cada quatro pacientes recebem o tratamento cirúrgico adequado antes da evolução do câncer. É o que aponta o levantamento realizado pelo programa de comissões da Lancet Oncology mostra que 25% das mortes nos últimos anos poderiam ter sido evitadas pela melhoria do acesso a cirurgia.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica aponta também que existe dificuldade de acesso à cirurgia oncológica no sistema de saúde do Brasil.
"Isso vai desde a iidentificação de sintomas e sinais suspeitos pelo paciente, pelo primeiro médico que viu e tirada desses obstáculos que os pacientes têm na realização de exames, a biópsia e a chegada num cirurgião por exemplo né", explica Felipe José Fernandez Coimbra, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.
Mas, nem sempre o diagnóstico é possível. Durante a pandemia de covid, a professora Maria Goretti Pelincer, que sempre sofreu com a gastrite, deixou de ir ao médico. Em 2022, após sentir fortes dores no estômago, recebeu a notícia de um câncer raro. A saída foi a cirurgia.
"Vai deixando, vai deixando pra depois mas a saúde da gente é o que mais importa, se você não tiver bem depois não adianta. Hoje eu to ótima, eu faço aplicação de imuno a cada 21 dias. Talvez a gente termine o tratamento agora em fevereiro", explica a professora.
Ver a vida com mais esperança e pensar que o diagnóstico é o início de uma batalha que pode ser vencida. É no que a Flaviani acredita.
"Não tenham medo de receber o diagnóstico porque quando a gente recebe o diagnóstico com antecedência a gente consegue fazer um tratamento eficaz. Hoje eu to aqui podendo contar a minha história pra vocês porque foi preventivo, eu consegui receber meu diagnóstico antes", finaliza.