Publicidade
Brasil

Água da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, tem um dos maiores níveis de cocaína já registrados no mundo

Droga foi detectada em 63% das amostras analisadas pela Universidade Federal de Santa Catarina

Imagem da noticia Água da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, tem um dos maiores níveis de cocaína já registrados no mundo
Água da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina, tem um dos maiores níveis de cocaína já registrados no mundo | Foto 01: UFSC/Reprodução. Foto 02: PMF/Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulgada nesta quinta-feira (13), revelou que a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, tem uma das mais altas concentrações de cocaína do mundo.

A droga foi identificada em 63% das amostras analisadas, incluindo água, sedimentos e organismos vivos. Além da cocaína, os pesquisadores também encontraram cafeína, antibióticos, analgésicos e compostos do uso cotidiano, como cosméticos e produtos de higiene pessoal.

+ Governo exclui ao menos 13 profissões do MEI em 2025; veja lista atualizada

Liderado pela professora Silvani Verruck, do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC, o estudo teve início após o rompimento da lagoa de tratamento em fevereiro de 2021, que inundou casas e ruas com esgoto sanitário, além da Lagoa da Conceição.

+ Homem agride colega com golpes de faca e capacete por ciúmes em Balneário Camboriú (SC)

As amostras foram coletadas em pontos estratégicos da lagoa, considerando áreas próximas à estação de tratamento de esgoto, às áreas urbanizadas e às regiões de maior biodiversidade.

A pesquisa, que teve apoio do apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), faz parte de uma linha de estudos que já analisava a presença de cocaína em grandes animais marinhos, como tubarões na Bacia de Santos, e agora se expande para ambientes costeiros.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade