Aeroporto de Guarulhos tem problema em sistema de navegação
Interferência no sistema acabou causando atraso na decolagem de aeronaves
O sistema de navegação (GNSS) para aeronaves do Aeroporto de Guarulhos apresentou uma irregularidade na manhã desta terça-feira (3). Por isso, algumas companhias aéreas sofreram com atrasos na decolagem de aeronaves no aeroporto.
+ PF apreende barcos avaliadas em R$ 5,6 milhões no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que detectou sinais de interferência no Aeroporto de Guarulhos pela manhã, e que equipes de fiscais foram enviadas para localizar a fonte interferente no local.
No final da tarde, a Anatel informou que fiscais da agência localizaram uma torre de celular no Pari, região central da capital paulista, suspeita de ser a fonte da interferência que afetou o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no aeroporto.
+ Vídeo: Homem tenta se esconder no mar após invadir casa no litoral de SP e acaba preso
A GOL informou em nota que a operação no Aeroporto de Guarulhos sofreu com impactos pontuais durante a manhã, e que a situação já está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Os clientes da GOL que foram afetados pela irregularidade receberam as facilidades previstas pela companhia.
A LATAM informou que algumas decolagens sofreram com atrasos pela manhã.
A Azul informou que os voos AD4826 (Guarulhos - Curitiba) e AD2818 (Curitiba - Guarulhos) precisaram ser cancelados devido às falhas no sistema de GPS do aeroporto. Os passageiros foram realocados em outros voos da companhia. Decolaram com atraso voos da Azul com destino a Cuiabá, Recife, Belém e Curitiba. No momento, os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea estão operando normalmente.