Abin instala centros de inteligência em Belém e no Rio para COP30
Objetivo é agilizar o processamento e a disseminação de informações estratégicas

Gabriela Vieira
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) instalou centros de inteligência em Belém (PA) e no Rio de Janeiro (RJ) para garantir a segurança durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que ocorre em novembro de 2025, na capital paraense.
Segundo informou o governo, o centros irão funcionar até 23 de novembro e terão como objetivo a produção diária de relatórios sobre a situação na cidade durante a conferência.
+Belém recebe dois navios transatlânticos para ampliar hospedagem da COP30
As estruturas foram pensadas como uma forma de "agilizar o processamento e a disseminação de informações estratégicas, priorizando situações que exijam resposta rápida". Desta forma, a Abin pretende antecipar riscos intencionais e não intencionais, garantindo o apoio às autoridades responsáveis pela segurança do evento.
Apesar da COP30 ser realizada em Belém, a Abin também instalou no Rio de Janeiro um centro de inteligência para monitorar eventos paralelos, incluindo o Fórum de Líderes Locais e o Encontro Mundial de Prefeitos. A estrutura foi montada por conta das autoridades que estarão presentes nas reuniões.
"A criação dos CLIs reforça o papel da ABIN na coordenação das ações de Inteligência do governo federal para a COP30, considerada uma das maiores operações interinstitucionais do país na última década", informou a Abin.









