Belém recebe dois navios transatlânticos para ampliar hospedagem da COP30
Infraestrutura foi reforçada com novos leitos e obras entregues; governo diz que preços e oferta de hospedagem estão controlados



Victória Melo
Soane Guerreiro
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta terça-feira (4), em entrevista ao programa Poder Expresso do SBT News, que Belém está pronta para receber os participantes da 30ª Conferência das Partes - COP30 - a conferência da ONU sobre o clima. Dois navios transatlânticos chegaram ao porto de Outeiro, ampliando a oferta de hospedagem na capital paraense.
+ Em Belém para a COP30, jornalistas estrangeiros sofrem tentativa de assalto em região turística
Segundo Sabino, os navios oferecem cerca de 6 mil novos leitos, somando-se aos hotéis recém-construídos e à ampliação da rede já existente. O ministro destacou que a chegada das embarcações ajudou a regular os preços das diárias, após preocupações com a alta nas tarifas.
“A questão de preço e de falta de hospedagem está superada. Belém tem capacidade para receber toda a expectativa de visitantes e debatedores que vão participar da COP 30”, afirmou o ministro.
O porto que recebeu os transatlânticos foi inaugurado pelo presidente Lula no último sábado (1°) e, segundo Sabino, vai deixar um legado permanente para o turismo da região.
“É um porto belíssimo, com terminal de passageiros, estrutura de imigração e alfândega, que permitirá receber navios de grande porte também após a conferência”, disse.
Para garantir a mobilidade dos visitantes, o governo informou que ônibus expressos circularão pelas vias do BRT, com trajeto estimado entre 20 e 30 minutos do porto até o local do evento.
Sabino também celebrou o desempenho do setor turístico no país. Segundo ele, o Brasil superou a marca histórica de 7 milhões de turistas estrangeiros em 2025 e deve encerrar o ano com mais de 10 milhões.
Leia também: No Rio de Janeiro, príncipe William visita a Ilha de Paquetá








