Texto-base de resolução do PT é aprovado com críticas ao Centrão
Documento também destaca críticas ao Banco Central e ao "austerício fiscal"
SBT News
Nesta 6ª feira (8.dez) o Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou o texto-base de uma resolução política. O documento foi produzido pelo Construindo um Novo Brasil (CNB), tendência a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz parte. A previsão é de que o texto receba emendas nos próximos dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Críticas ao Centrão, também à meta de déficit zero para 2024 determinada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi chamada de "austerício fiscal" e ao Banco Central (BC) fazem parte da resolução.
Internamente o partido busca retirar o termo "austerício fiscal" para evitar possíveis desgastes dentro do governo com o ministro Fernando Haddad.
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, já havia se posicionado contra a meta de déficit zero para 2024 ao longo do ano. Segundo a presidente, a medida implica em cortar investimentos e programas sociais.
Em trecho da resolução o partido afirma que "o Brasil precisa se libertar, urgentemente, da ditadura do BC - independente - e do austericídio fiscal, ou não teremos como responder às necessidades do país".
Com relação às críticas ao centrão, o trecho específico destaca:
"As forças conservadoras e fisiológicas do chamado Centrão, fortalecido pela absurda norma do orçamento impositivo num regime presidencialista, exercem influência desmedida sobre o Legislativo e o Executivo, atrasando, constrangendo e até tentando deformar a agenda política vitoriosa na eleição presidencial".
*Estagiária sob supervisão de Gabriella Furquim