Veleiro roubado na Europa é apreendido em Natal
Organização criminosa é especializada na reintrodução no mercado internacional de embarcações
A Polícia Federal (PF), com apoio da Marinha do Brasil, apreendeu no sábado (11.nov) um veleiro transoceânico ancorado no Iate Clube de Natal que constava como roubado nos sistemas de repressão à criminalidade transnacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A PF e a Marinha contaram com informações de agências internacionais para a apreensão da embarcação que tinha matrícula na Croácia e teria sido alugada por pretensos turistas russos. Os criminosos a levaram para local ignorado e alteraram suas características, rebatizando-a com documentos de propriedade e matrícula falsos.
Após as adulterações no veleiro, um capitão russo e um marinheiro da Lituânia o trouxeram até Natal, ancorando no dia 20 de setembro. Duas semanas depois, eles foram embora por via aérea e a embarcação ficou sob a responsabilidade de uma mulher natural na Letônia. Após fiscalização, foram constatadas similaridades em partes deste veleiro com a embarcação roubada em águas croatas.
A estrangeira que estava a bordo está proibida de deixar o território nacional e todos os envolvidos deverão responder pelos crimes de uso de documentos ideologicamente falsos às autoridades brasileiras, receptação, organização criminosa e até mesmo lavagem de dinheiro. As investigações continuam em cooperação com a Interpol e a Europol.
*Com informações do Ponta Negra News