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Brasil

Pacientes mantêm preferência por consultas online no Brasil

Estudo feito por plataforma de contratações aponta que a tendência, iniciada na pandemia, segue crescendo

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O home office tornou-se tendência tanto para os profissionais da saúde quanto para pacientes, principalmente após a pandemia de Covid-19. Um levantamento do GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços do Brasil, mostra a prevalência do atendimento remoto em algumas modalidades da saúde. 

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Os resultados mostram que, mesmo com o fim da pandemia, o atendimento online continua presente em todas as áreas analisadas e, em algumas delas, supera o atendimento presencial. De acordo com o estudo, 70% dos atendimentos com nutricionistas ocorrem de maneira remota, seguidos por consultas com psicanalistas (61%), psicólogos (52%), fonoaudiólogo (27%) e fisioterapeuta (13%).

"Isso tem gerado mais conveniência para ambas as partes, e tem permitido que esses clientes acessem serviços que eles não teriam acesso anteriormente, dependendo dessa distribuição física dos profissionais", analisa Lucas Arruda, CFO do GetNinjas.

Entre os principais motivos apontados está a dificuldade para o deslocamento, principalmente em grandes cidades, como São Paulo. Além disso, há custos operacionais para manter um consultório ou escritório físico.

"Essa tendência quebrou o paradigma da psicologia no país, talvez no mundo. Porque realmente nós, psicólogos, fomos muito treinados a sermos muito corretos, muito fechados, preservados, e ter um distanciamento muito grande do paciente", analisa a psicoterapeuta Rosângela Casseano. "Eu até cheguei a montar uma sala de consultório para poder atender algum paciente que eventualmente quisessse vir pro presencial, mas por enquanto nenhum deles quis vir".

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