Publicidade
Brasil

Nove ciclones em três meses devastam centenas de cidades do Rio Grande do Sul

Uma comitiva de ministros do governo federal e a primeira dama Janja visitaram as regiões mais afetadas

Imagem da noticia Nove ciclones em três meses devastam centenas de cidades do Rio Grande do Sul
Bancos submersos, água, aparelhos de ginástica na água
• Atualizado em
Publicidade

Nos últimos três meses, nove ciclones passaram pelo Rio Grande do Sul, só no mês de setembro, foram três e os que mais deixaram prejuízos. O Vale do Taquari, foi uma das regiões mais atingidas pelos fenômenos. Uma comitiva de ministros do governo federal e a primeira dama Janja visitaram as áreas mais devastadas. Em Muçum, eles foram até uma escola e prometeram que a educação e a saúde estão entre as prioridades. Em Bom Retiro do Sul, um cão dos bombeiros localizou mais um corpo que pode ser de uma vítima da tragédia do início do mês. A identidade dele ainda não foi confirmada. No Vale do Taquari, 50 pessoas morreram com a passagem dos ciclones, oito continuam desaparecidos. Em Roca Sales, amigos e parentes se despediram de Rodrigo Lopes, de 30 anos.

O último ciclone se formou entre os dias 26 e 27 de setembro, e a passagem dele afetou principalmente a grande Porto Alegre. O sistema de proteção contra enchentes ? uma estrutura composta por muros, diques, comportas e casas de bombas, ao longo de 68 quilômetros, funcionou. Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostra que, sem isso, o impacto da cheia seria bem pior. O pesquisador, Fernando Dorneles explica que a inundação poderia atingir não só o centro, como bairros das zonas sul e norte da capital Gaúcha.

O nível do lago Guaíba recuou cerca de trinta centímetros e deixou muita lama, vegetação e lixo. Apesar da melhora, continua alto, na cota de alerta. A região das ilhas de Porto Alegre é a mais afetada na cidade. Até agora, 130 pessoas precisaram sair de casa. Com medo de saques, algumas famílias estão acampadas nas proximidades.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade