Defesa Civil alerta para temperaturas recordes no estado de SP
Termômetros devem atingir média histórica de 37,1ºC no próximo sábado (30.set)
Camila Stucaluc
O bloqueio atmosférico que atingirá quase todo o Brasil nesta semana deverá resultar em temperaturas recordes para o estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, na capital paulista, os termômetros podem chegar à média histórica de 37,1ºC no próximo sábado (30.set), ultrapassando a última máxima, de 37,8ºC, registrada em outubro de 2014.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Outras cidades do estado também devem bater recorde de temperatura máxima, como é o caso de Araçatuba e Bauru, que poderão chegar aos 41ºC e 36,9ºC, respectivamente. O município de Presidente Prudente, que já registrou 36,9º no último dia 13, também deve esquentar nesta semana, com os termômetros atingindo a casa dos 41ºC.
"Esta onda de calor decorre da atuação de uma forte massa de ar quente e seca que incide sobre o Estado, juntamente com um sistema de alta pressão que deve se estabelecer sobre a região, caracterizando um bloqueio atmosférico, que mantém o tempo quente e seco até o final da estação do inverno, no sábado (23.set)", explicou a Defesa Civil de São Paulo.
+ São Paulo registra recorde de temperatura máxima do inverno
O fenômeno também proporcionará uma queda significativa nos índices de umidade presente no ar, sobretudo para as Regiões Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Em meio ao cenário, o governo recomenda que os moradores evitem jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, já que podem causar incêndios florestais.