Redução no preço da passagem e no tempo de espera incentivariam uso do transporte público
Carros de aplicativo são o meio de transporte mais bem avaliado do país, segundo pesquisa da CNI
A redução do preço da tarifa (25%) e um menor tempo de espera (24%) são os dois principais fatores que fariam os brasileiros passarem a usar o transporte público. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta 5ª feira (10.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na sequência, vieram o aumento da segurança (20%), a maior disponibilidade de linhas e percursos (18%), a ampliação do conforto dentro do transporte (14%), a melhoria da qualidade dos veículos (13%) e a maior rapidez no trajeto (13%).
O ônibus é o meio de transporte coletivo mais utilizado, com 50% das pessoas fazendo uso diário ou em quase todos os dias. Depois, empatados, vêm a carona e o trem, com 37%; os fretados, com 30%; as vans, com 29%; os carros por aplicativos e o metrô, com 28%; o táxi, com 25%; e o barco, com 3%.
Bicicletas
A melhoria da segurança nas vias faria 39% dos entrevistados usarem mais a bicicleta como meio de transporte. O respeito dos motoristas aos ciclistas (35%), a existência de mais ciclovias e ciclofaixas (27%) e a melhoria da sinalização das ruas (21%) também seriam incentivos ao uso da bicicleta.
Mais bem avaliados
O meio de transporte urbano mais bem avaliado do Brasil é o carro de aplicativo. De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados consideram esse serviço bom ou ótimo. O número é mais do que o dobro da mesma avaliação feita com táxis (30%).
O segundo serviço mais bem avaliado é o metrô, com 58% de ótimo ou bom. Na sequência, aparecem trem (38%), táxi (30%) e ônibus (29%).
A pesquisa da CNI entrevistou 2.019 pessoas em cidades com mais de 250 mil habitantes, nas 27 unidades da Federação, dos dias 1º a 5 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com confiança de 95%.
Leia também: