Reunião no TRT de Recife pode suspender greve no metrô
Metroviários, que pedem retirada da CBTU de programa de privatização, estão parados desde 4ª
O Tribunal Regional do Trabalho do Recife vai realizar, às 15h desta 6ª feira (4.ago), uma reunião entre o sindicato dos metroviários de Pernambuco (Sindmetro) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para tentar encerrar a greve de funcionários do metrô, iniciada na noite de 4ª feira (2.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A CBTU, gestora do transporte sobre trilhos da cidade, confirmou a participação. "A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informa que participará de audiência de conciliação com o Sindmetro-PE, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região nesta sexta, 04, às 15h. A CBTU reforça o seu empenho para resolver essa questão e que está aberta para o diálogo com os sindicatos".
Os metroviários decidiram, na 4ª, paralisar os trabalhos por tempo indeterminado. Eles reivindicam a retirada do metrô de Recife do programa de privatização do Governo Federal.
"Os metroviários estão revoltados com a gestão da empresa, que não cumpre o que acordou, e do governo federal por não retirar a CBTU do PND", afirmou o presidente do Sindmetro, Luiz Soares.
Na 5ª (3.ago), a Justiça do Trabalho determinou que os metroviários garantam, pelo menos, o funcionamento do sistema nos horários de pico da manhã e da noite. Segundo a decisão, da desembargadora Nise Pedroso, eles precisam garantir o retorno de 60% da frota de trens do metrô em horários de pico (das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30) e 40% nos demais períodos.
O argumento da desembargadora é de que o metrô é um serviço essencial, que precisa ter sua operação garantida. Em caso de descumprimento da determinação por parte da categoria, a decisão prevê o pagamento de multa diária de R$ 60 mil.