Rede hoteleira de Belém comemora ocupação para eventos durante mês de agosto
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para Cúpula da Amazônia e Fórum das Cidades Amazônicas
Faltando menos de duas semanas para a Cúpula da Amazônia, os hotéis de Belém já estão quase todos lotados. O evento, que será realizado nos dias 8 e 9 de agosto, vai reunir autoridades de oito países amazônicos, porém o setor hoteleiro da capital paraense não possui mais suítes presidenciais para receber representantes do alto escalão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-PA), Belém possui 6 mil quartos, sendo que apenas 200 têm suítes presidenciais distribuídas em cinco hotéis. A estimativa da entidade e da prefeitura de Belém é que 10 mil pessoas participem do evento. Além da cúpula, a cidade também receberá no início de agosto, mais dois eventos importantes: o Fórum das Cidades Amazônicas, que reunirá, nos dias 3 e 4, prefeitos de países pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela); e as Plenárias dos Diálogos Amazônicos, de 4 a 6 de agosto, que serão uma preparação para a Cúpula da Amazônia.
O gerente vendas desse hotel, Jeferson Medeiros, comemora: "É um presente para o segmento todo, porque o transporte ganha, a segurança ganha, o segmento de alimentos e bebidas ganham. Então é toda a cidade que ganha, na verdade."
Ocupação - Nos estabelecimentos cinco estrelas, não há mais vagas para a primeira quinzena de agosto. As suítes presidenciais e na categoria luxo, que atendem aos critérios de hospedagem de chefes de estado e delegações para os eventos, estão todas ocupadas. Nos demais quartos, a taxa de ocupação já passou dos 60%. Uma prévia da Cop 30, que será realizada em 2025, que já indica a necessidade de adequações, como explica o presidente da ABIH-PA, Tony Santiago: "Tem muitos hotéis que devido à pandemia estão com metade fechado, por exemplo. Então, em dois anos pode se haver uma revitalização desses apartamentos que estão fechados. Podemos utilizar também o entorno de Belém. O governo do estado também tá pensando em trazer transatlânticos."
LEIA TAMBÉM: