BID reúne países da Bacia Amazônica para anunciar projetos com ações integradas
Países interessados em financiar iniciativas de sustentabilidade na região não precisarão apresentar contrapartidas
Simone Queiroz
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniu, nesta 6ª feira (30.jun), em São Paulo, países da Bacia Amazônica. Além do Brasi, Perú, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana compareceram no encontro. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a representante do país na instituição, presidido pela primeira vez por um brasileiro, Ilan Goldfajn.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Manter a floresta em pé, mas sem descuidar do homem ou da mulher amazônica. Garantir através de empreendedorismo e desenvolvimento sustentável que essa região possa se desenvolver com qualidade, preservando o meio ambiente.", disse Tebet
O presidente do BID, Goldfajn, disse que o programa "Amazônia Sempre" apoia as iniciativas nacionais, impactando toda região. "Pensar na Amazônia sustentável, vê-la como um todo". O presidente do BID também disse que a apresentação de projetos para a região não impõe nenhuma contrapartida aos países que irão receber os recursos e representa um claro ânimo entre os governos atuais em favor da conservação da Amazônia.
No Brasil, dados preliminares mostram que os alertas de desmatamento na Amazônia Legal cairam 39% no primeiro semestre, um contraste e tanto com o mesmo período de 2022, que teve o maior índice de desmatamento em 7 anos.