Defesa pede transferência de Jefferson, "idoso" e com "risco de vida"
Após queda e piora no estado de saúde em hospital em Bangu em que está preso, ex-deputado pede para mudar de unidade
Ricardo Brandt
A defesa de Roberto Jefferson (PTB-RJ) pediu a transferência do ex-deputado, alegando "risco de vida", queda, piora no estado de saúde e por ser "idoso". Aos 69 anos, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso em 23 de outubro, dias antes do segundo turno das Eleições 2022, após atirar e jogar granadas contra policiais federais, que foram até sua residência, no Rio, cumprir um mandado de prisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em pedido entregue ao STF, a defesa apresentou documentos, desta 6ª feira (2.jun), com "informações prestadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio", sobre o "gravíssimo atual estado de saúde" de Jefferson.
O ex-deputado está detido no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu. Ele foi internado no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho, nesta semana e pediu nesta 6ª feira para ser removido para o Hospital Samaritano Botafogo. Ele alegou que teve um desmaio, caiu e bateu a cabeça. Em atendimento médico, foi indicado a necessidade de exames detalhados.
Segundo os defensores, a unidade hospitalar vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) não tem "condições para fazer os exames necessários e oferecer tratamento médico completo e adequado, vez que este já vinha sendo acompanhado por essa Unidade Hospitalar, sob pena de agravamento irreversível do seu estado de saúde, diante da gravidade e urgência da situação do sr. Roberto Jefferson Monteiro Francisco".
"Hoje, 02/06/2023, foi trazido novamente ao SEAP-HA devido a queda da própria altura seguida de desorientação. Solicitado Vaga Zero para Tomografia de Crânio e avaliação neurocirúgica (em curso)."
Num dos registros entregues pela defesa, dos atendimentos médicos consta que "o paciente com quadro de confusão mental", "relatando ouvir vozes com mensagens inconsistentes com a realidade (alucinação auditiva), estado geral ruim". "Apresenta hematoma em região frontal esquerda."
A Seap informou em nota que "em cumprimento a decisão judicial, enviou todas as informações sobre o estado de saúde do custodiado ao Excelentíssimo Ministro do Supremo Tribunal Federal, incluindo laudos médicos e boletins de atendimento médico".
Leia também:
+ Moraes determina prisão preventiva de Roberto Jefferson
+ "Só saio daqui morto", diz Roberto Jefferson sobre ordem de prisão
+ Morte de Jeff Machado: presentes, covardia e assassinato. Entenda o caso