Publicidade
Brasil

Evento no Aeroporto de Viracopos discute ações de combate ao tráfico de pessoas

Encontro marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e destaca prevenção e capacitação de profissionais em aeroportos

• Atualizado em
Publicidade

No Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, autoridades e especialistas se reuniram nesta quarta-feira (30) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para discutir estratégias de combate e prevenção a esse tipo de crime.

O evento destacou a importância da vigilância nos aeroportos, que são um dos principais pontos de aliciamento e transporte de vítimas.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas é o terceiro crime mais lucrativo do mundo, movimentando cerca de 150 bilhões de dólares por ano.

Crianças e adolescentes são frequentemente as maiores vítimas, muitas vezes levadas de forma silenciosa por aeroportos em todo o planeta.

A novidade, anunciada durante o encontro, é um programa inédito que vai capacitar funcionários do aeroporto para identificar sinais de possíveis vítimas e agir preventivamente.

Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cristiane Lopes, a iniciativa tem como foco detectar comportamentos suspeitos antes que as vítimas deixem o país. “É uma oportunidade de agir na prevenção. Com treinamento, os profissionais poderão perceber sinais fora da normalidade e intervir”, explicou.

Leia também:

+ Trump assina ordem para subir tarifas para 50% e cita "ameaça à segurança" dos EUA

+ STF sai em defesa de Alexandre de Moraes após sanção dos Estados Unidos

+ Amcham calcula que produtos isentos de tarifa dos EUA somam quase 50% das exportações brasileiras

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade