Governo antecipa para 2027 aumento do imposto sobre carros elétricos importados
Medida visa proteger indústria nacional e responde à pressão das montadoras tradicionais contra concorrente chinesa
do SBT Brasil
O governo federal decidiu nesta quarta-feira (30) antecipar para janeiro de 2027 o aumento de imposto para veículos elétricos e híbridos trazidos desmontados de fora do Brasil. A medida atende parcialmente a uma demanda das montadoras instaladas no Brasil, representadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A decisão anunciada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) adianta em 18 meses o cronograma inicialmente previsto, em um contexto de forte competição entre as montadoras tradicionais e fabricantes chinesas que têm conquistado destaque no mercado brasileiro.
+ Senacon cobra distribuidoras sobre preço do gás após redução de 14% anunciada pela Petrobras
Com a mudança, carros eletrificados trazidos desmontados, ou seja, em partes para montagem no país, passarão a pagar o imposto de importação de 35% a partir de janeiro de 2027. Antes, a previsão era que essa cobrança só começasse em julho de 2028. O governo também estabeleceu cotas extras para importação de veículos desmontados e semidesmontados, válidas por seis meses.
De acordo com o comitê, a antecipação tem como objetivo acompanhar os investimentos esperados no setor automotivo nacional nos próximos anos.