Porto de Santos (SP) é reaberto após suspensão por ressaca e ventos fortes
Navegação foi retomada com restrições nesta quarta-feira (30), após interrupções causadas pelas condições climáticas extremas
SBT Brasil
Gaby de Saboya
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a navegação no Porto de Santos foi retomada às 10h desta quarta-feira (30), após ter sido suspensa na terça-feira (29), devido à forte ressaca e ventos intensos.
+ Trump assina ordem para subir tarifas para 50% e cita "ameaça à segurança" dos EUA
As condições adversas do mar levaram a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, a declarar a impraticabilidade da navegação.
Segundo dados do sistema Aquasafe, a altura máxima das ondas foi de 3,98 metros na terça-feira (29). Na manhã desta quarta-feira (30), o nível da maré chegou a 2,10 metros.
Na orla da Baixada Santista, os danos causados pela maré alta mobilizaram equipes da Prefeitura, com 208 funcionários e 16 caminhões, em ações de limpeza e reparo emergencial.
Entre os canais 4 (Boqueirão) e 6 (Ponta da Praia), a força das ondas derrubou muretas, calçadas, brinquedos de praças, bancos e lixeiras. A previsão é de que os trabalhos de recuperação durem cerca de um mês.
A Defesa Civil realiza uma avaliação dos danos nas estruturas urbanas, e um relatório será encaminhado às secretarias municipais responsáveis.
+ Lei Magnitsky: O que pode acontecer na prática com Moraes após decisão dos EUA
+ Tarifaço de Trump: "Quero ser tratado com respeito", diz Lula em entrevista ao New York Times