Anvisa aprova registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite
Imunizante, que é indicado para adolescentes, poderá ser produzido pela Fiocruz e pela Funed
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta 2ª feira (16.mai), o registro para produção nacional da vacina meningocócica ACWY conjugada, que protege contra quatro tipos de meningite.
O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), poderá ser produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou que o registro da vacina é mais um passo na busca pela autossuficiência do Brasil, por meio da redução da dependência de insumos importados e da incorporação de tecnologias estratégicas para o país.
O acordo com a GSK prevê a transferência de tecnologia, rotulagem e embalagem dos imunizantes pela Fiocruz e Funed, além da produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo, o IFA, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), ligado à Fiocruz.
A vacina meningocócica ACWY conjugada é recomendada para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos, em dose única. Há alguns meses, o Ministério da Saúde ampliou a indicação da vacinação para adolescentes de 13 e 14 anos, com o objetivo de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.
Entre 2009 e 2021, o Brasil registrou mais de 219 mil casos de meningite bacteriana provocada pelo meningococo. Se não trata adequadamente, a taxa de mortalidade da doença chega a 70%.
** Com informações da Agência Brasil
Leia também: