Publicidade
Brasil

MPF vai vistoriar obra do metrô onde foram encontrados vestígios de quilombo

Inquérito apura possíveis irregularidades na preservação de artefatos arqueológicos

Imagem da noticia MPF vai vistoriar obra do metrô onde foram encontrados vestígios de quilombo
obras da estação 14 bis
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público Federal irá vistoriar, na próxima 6ª feira (19.mai), o Sítio Arqueológico Saracura, no canteiro de obras da futura estação 14 Bis, da Linha Laranja do Metrô, no centro de São Paulo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A perícia foi informada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo procurador Gustavo Torres Soares, como parte das diligências do inquérito que apura possíveis irregularidades na preservação de artefatos encontrados no local. O sítio arqueológico foi identificado em abril de 2022, em meio às obras do metrô.

Na semana passada, o Iphan recomendou a paralisação das escavações arqueológicas na região onde estava localizado o Quilombo Saracura, atual bairro do Bixiga. No parecer, o instituto afirma que se tratam de objetos utilizados em cerimônias e atividades de religiões de matriz africana da comunidade que ali habitava.

Em fevereiro deste ano, o Iphan chegou a recomendar a suspensão total dos trabalhos arqueológicos no local, após fortes chuvas inundarem a região.

O instituto também pediu à Fundação Palmares e aos ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e do Direitos Humanos manifestações a respeito de uma avaliação do conjunto da materialidade e do contexto histórico e cultural dos vestígios do Sítio Saracura. Somente após uma resposta das pastas, o Iphan deve decidir se irá manter ou revogar a suspensão dos trabalhos arqueológicos na região.

O contrato de construção da Linha Laranja do Metrô foi transferido para a concessionária Linha Uni, em julho de 2020, após o rompimento do acordo a Move São Paulo, devido ao atraso no cronograma de obras. A Linha Uni tem o grupo espanhol Acciona como principal acionista, além do banco de investimentos francês Société Générale e o fundo francês Stoa.

** Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade