Chefe da Agência Atômica Internacional chega à usina de Zaporizhzhia
Bombardeios ao redor da infraestrutura aumentam preocupação sobre segurança nuclear
Camila Stucaluc
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, chegou, nesta 4ª feira (29.mar), à usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. O diplomata estava acompanhado de um novo grupo de especialistas, que, visando a segurança nuclear internacional, ficarão na infraestrutura pelos próximos meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A visita de Grossi à Zaporizhzhia, a segunda desde a invasão russa na Ucrânia, acontece em meio ao aumento de bombardeios ao redor da usina nuclear. Além de verificar a situação da infraestrutura, o diplomata disse que tentará firmar um acordo com as forças russas, atuais ocupantes do local, para implementar uma zona de proteção.
+ Homem é condenado na Rússia por desenho de sua filha com crítica à guerra
"Apesar de nossa presença no local há sete meses, a situação na Usina Nuclear de Zaporizhzhya ainda é precária. A segurança nuclear e os perigos para a segurança nuclear são óbvios, assim como a necessidade de agir agora para evitar um acidente com potenciais consequências radiológicas para a saúde e o ambiente das pessoas na Ucrânia e da Europa", disse Grossi.