Publicidade
Brasil

CGE coloca toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Zona Norte da capital paulista registra chuva forte

Imagem da noticia CGE coloca toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos
Pessoas caminham segurando guarda-chuvas em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos, na tarde desta 2ª feira (5.dez), segundo comunicado do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. A região central, as avenidas Marginal Pinheiros e Tietê, e as zonas Norte, Leste, Oeste, Sudeste e Sul da capital encontra-se nessa situação desde 15h15.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O motivo, de acordo com o CGE, é que áreas de instabilidade formadas no interior do estado devido à "combinação da grande disponibilidade de umidade na atmosfera e do calor começaram a atuar na cidade com forte e moderada intensidade". Chove de forma moderada e forte na Zona Norte, nas subprefeituras de Perus e Pirituba/Jaraguá.

"Há potencial de chuva forte e moderada também nas zonas Oeste e Sul e se espalharem para as zonas Sudeste, Leste e centro. As próximas horas seguem com tempo instável com chuvas com potencial para alagamentos e rajadas de vento", complementa o comunicado. O CGE indica medidas que podem amenizar os efeitos dos alagamentos. Entra elas, estão evitar transitar em ruas alagadas; não enfrentar correntezas, no caso de inundações; ficar em lugar seguro e, se precisar, pedir ajuda; manter-se longe da rede elétrica e não para embaixo de árvores; abrigar-se em casas e prédios; planejar as viagens que for fazer, para diminuir a possibilidade de enfrentar engarrafamentos provocados por ruas bloqueadas; e ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pelo número 156, ou consultar o site da CET, se tiver dúvida sobre vias bloqueadas.

Ainda de acordo com o CGE, "os próximos dias ainda serão marcados por temporais sobre a capital e Grande São Paulo, em função da combinação do calor e da alta umidade. As áreas de instabilidade se espalham sobre a região, principalmente entre a tarde e o início da noite". As temperaturas na capital paulista vão subir "significativamente" a partir da próxima 5ª feira (8.dez), com índices ultrapassando  30°C. Na data, as chuvas começarão a diminuir.

A partir da madrugada de 3ª feira (6.dez), o tempo ficará instável e chuvoso. Pancadas de chuva isoladas serão registradas, assim como muitas nuvens e temperatura em torno de 19°C. "No decorrer do dia, as temperaturas não sobem muito, mesmo com curtos períodos de sol. Máxima de 24°C e percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 60%. As precipitações com volumes mais relevantes são esperadas a partir da tarde e se estendem para boa parte da noite", acrescenta o CGE.

Já na 4ª feira (7.dez), o tempo continuará instável e chuvoso. Na madrugada da data, é possível ocorrer chuva isolada com baixo potencial. À tarde, serão registradas pancadas de chuva com maior concentração, que se estenderão para a noite. A temperatura máxima prevista para 7 de dezembro é de 24°C, e as taxas mínimas de umidade do ar, acima dos 60%.

**Atualização às 17h25: O estado de atenção para alagamentos em toda a cidade de São Paulo terminou às 17h10, porque as áreas de instabilidade perderam força; há chuva leve e fraca em todo o território paulistano.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade