Tropas ucranianas avançam em Kherson e recuperam 12 assentamentos
Contra-ataque acontece um dia após Rússia pedir a retirada de tropas da região
Camila Stucaluc
Autoridades ucranianas informaram, nesta 5ª feira (10.nov), que o exército continua avançando na região de Kherson, que está sob processo de anexação ilegal pela Rússia. Segundo o comandante-chefe das forças, Valeriy Zaluzhny, 12 assentamentos foram libertados, ao longo de 7 km, nas últimas 24 horas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Ainda não podemos confirmar ou negar a informação da chamada retirada das tropas de ocupação russas de Kherson. Continuamos a conduzir a operação ofensiva de acordo com nosso plano", disse Zaluzhny. No total, 157 km² de área ocupada na direção de Pervomaiske-Kherson já foram libertados.
Na 4ª feira (9.nov), Moscou ordenou a retirada das tropas de Kherson devido a "problemas de logística". A ação acontece poucos dias após o presidente Vladimir Putin, juntamente com autoridades pró-Rússia, pedir a retirada de moradores da região em meio aos rumores de contra-ataque ucraniano.
+ Número de refugiados ucranianos após invasão russa passa de 15 milhões
+ "Ucrânia não cederá um único centímetro do leste", diz Zelensky
Nesta semana, autoridades de Kiev afirmaram que o governo só retomará as negociações com Moscou apenas com a retirada russa, inclusive da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014. "A principal condição da Presidência é a restauração da integridade territorial da Ucrânia", disse o secretário do Conselho de Segurança, Oleksiy Danilov.