Publicidade
Brasil

Professora faz gesto nazista em escola no Paraná, e Federação Israelita repudia

Em vídeo que circula nas redes sociais, Josete Biral aparece realizando saudação nazista

Imagem da noticia Professora faz gesto nazista em escola no Paraná, e Federação Israelita repudia
Professora fazendo gesto nazista (Reprodução/WhatsApp)
• Atualizado em
Publicidade

Uma professora, identificada como Josete Biral, foi flagrada fazendo um gesto nazista em sala de aula, em Ponta Grossa, no Paraná, no último sábado (8.out). Em nota, o Colégio Sagrada Família afirmou que não compactua com a postura da funcionária e "foram tomadas as medidas cabíveis ao caso".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver Biral realizando a mesma saudação que os nazistas faziam a Adolf Hitler, em frente à lousa. De acordo com o colégio, ela dá aula no 3º ano do Ensino Médio.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) repudiaram a conduta da profissional, por meio de nota conjunta. "Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente", pontuam as entidades. O SBT News não conseguiu contato com a defesa da professora até o momento.

Veja o comunicado do Colégio Sagrada Família na íntegra:

Em respeito a nossa comunidade escolar, Pais, Alunos e a todos que interesse tiverem sobre o ocorrido com uma de nossas professoras da 3ª Série do Ensino Médio, afirmamos que não compactuamos e não concordamos com a postura da Professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo.

O Colégio Sagrada Família em Ponta Grossa - PR tem uma história pautada pela lisura em suas ações e respeito à comunidade, por isso repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética.

Bem como, em relação à funcionária envolvida nos fatos, por se tratar de questão "interna corporis", foram tomadas as medidas cabíveis ao caso. Ponta Grossa, 10 de outubro de 2022.

Irmã Edites Bet 
Diretora Geral do Colégio Sagrada Família

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade