PF mira grupo responsável por contrabando e lavagem de dinheiro no Paraná
Integrantes da organização já haviam sido presos por transportar cigarros paraguaios
Camila Stucaluc
A Polícia Federal realizou, na manhã desta 3ª feira (5.jul), a operação Parasitas, que teve como objetivo desmantelar um grupo responsável pelo contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro em Londrina, no Paraná. Foram cumpridos 23 mandados judiciais em quatro cidades paranaenses, sendo 20 de busca e apreensão e três de prisão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os agentes, o modo de operação do grupo consistia na utilização de dados de pessoas físicas ("laranjas") e jurídicas ("empresas de fachada") para a movimentação financeira, bem como para o registro de bens adquiridos com o produto da importação clandestina.
Na operação de hoje, foram apreendidos documentos e outros materiais relacionados com a prática criminosa, bem como veículos adquiridos com o dinheiro proveniente do crime. Além disso, houve o bloqueio judicial de bens móveis e imóveis e de recursos financeiros mantidos nas contas dos investigados até o limite de R$ 15 milhões.
+ Menina de 5 anos tem coma alcoólico após ingerir álcool em gel em escola
Durante as investigações, foi constatado que alguns integrantes da organização já haviam sido presos por transportar cigarros paraguaios. Todos serão acusados novamente e podem responder por delitos de contrabando, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, se somadas, chegam a 18 anos de reclusão.