Mais de 22% das crianças brasileiras foram vacinadas contra o sarampo
Campanha continua até o dia 3 de junho em quase 50 mil pontos de imunização
Mais de 22% das crianças entre seis meses e cinco anos já foram imunizadas contra o sarampo no Brasil. O número, divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de 5ª feira (20.mai), corresponde a 2,8 milhões do público, alvo desde o início da campanha, iniciada há cerca de duas semanas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, a vacina está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 50 anos, em pessoas não vacinadas.
A pasta reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e, por isso, a orientação é para que o público procure um dos quase 50 mil pontos de imunização até o dia 3 de junho.
+ Casos de varíola do macaco são detectados na Europa e América do Norte
O quadro clínico do sarampo inclui sintomas como tosse, coriza, olhos inflamados, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Em crianças, a doença pode desenvolver complicações e resultar em óbito.