Publicidade
Brasil

Governo lança campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo

Imunização contra as duas doenças será realizada simultaneamente, em etapas dividas por faixa etária

Imagem da noticia Governo lança campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo
vacina
• Atualizado em
Publicidade

Braços de fora, mais uma vez. Nem a chuva e o tempo frio intimidou idosos de Porto Alegre nesta 2ª feira (04.abr), primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Há cinco anos que eu me vacino, e não me gripei mais", contou um idoso que estava na fila de um posto de saúde.

Nesta primeira etapa, 30,1 milhões de brasileiros com mais de 70 anos e trabalhadores da área da saúde poderão receber o imunizante, que é eficaz contra três tipos de Influenza - entre eles, o que causou o surto de gripe no início do ano. Os demais grupos prioritários começarão a ser vacinados a partir de maio.

Ainda nesta 2ª feira, o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação contra o sarampo, que acontecerá simultaneamente com a da gripe. Depois de ser erradicada do Brasil, em 2016, a doença voltou a alarmar o país, devido a uma série de surtos provocados pela baixa cobertura vacinal. No ano passado, por exemplo, somente 50% das crianças foram imunizadas com as duas doses previstas pelo calendário vacinal.

"Nós já pagamos um preço muito alto no ano passado. Pessoas que morreram por doenças, que eram absolutamente evitáveis por campanhas de vacinação", lembrou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No caso desta campanha, os profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados. Na sequência, a partir de 3 de maio, o foco serão as 12,9 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos. Algumas capitas, inclusive, já anteciparam a imunização dos pequenos, como São Paulo, João Pessoa e Belo Horizonte. Os dois grupos são considerados prioritários porque correm maior risco de contrair sarampo.

"O sarampo é grave, é uma doença que acomete principalmente as crianças pequenas, os desnutridos, os imunodeprimidos. Apesar da campanha, agora, ter o foco nas crianças pequenas e os trabalhadores da saúde, qualquer pessoa que não foi vacinada ou não sabe se foi vacinada deve ir nos postos de saúde e receber a vacina", alertou a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi.

Pessoas maiores de 12 anos podem receber as doses da vacina contra o sarampo e contra a gripe ao mesmo tempo.

Leia também:

+ Bolsonaro visita áreas atingidas por temporal em Angra dos Reis (RJ)

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade