Publicidade
Brasil

85% das águas do Rio Pinheiros têm mais oxigênio que poluição, anuncia Doria

Programa do governo estadual quer despoluir rio até o final de 2022

Imagem da noticia 85% das águas do Rio Pinheiros têm mais oxigênio que poluição, anuncia Doria
João Doria fala ao microfone (Divulgação/Governo de SP)
• Atualizado em
Publicidade

O governador de São Paulo, João Doria, disse nesta 4ª feira (24.mar) que, como resultados do programa cuja meta é despoluir o Rio Pinheiros até o final de 2022, 85% das águas do rio possuem agora mais oxigênio que poluição e 11 dos 13 pontos de monitoramento do leito apresentaram a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) abaixo de 30 mg/l, limite para que água não tenha odor, melhore a turbidez e possibilite vida aquática.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O anúncio foi feito enquanto Doria acompanhava o início das obras de revitalização de uma área de 30 mil m² na Usina São Paulo (antiga Usina Elevatória de Traição) -- às margens do Rio Pinheiros, na capital paulista --, que fazem parte do programa de despoluição. Este, nas palavras do governador, "é o maior projeto ambiental em execução no país neste momento". "São R$ 4 bilhões de investimento público na recuperação do rio Pinheiros e na sua despoluição, e mais de 550 mil ligações de água e esgoto que foram realizadas aqui pela Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo]. Não bastava recuperar, despoluir e apresentar um rio que, nos últimos 70 anos, foi uma referência negativa para a população de São Paulo, mas também o embelezamento das suas marginais com os dois parques lineares que estão sendo implantados", completou.

Os parques terão 8,2 km entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do Rio Pinheiros, e 8,9 km entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, próximo à ponte do Jaguaré. De acordo com o governo, eles terão, por exemplo,  áreas de descanso e alimentação.

Em relação às obras na Usina São Paulo, o responsável é o consórcio Usina São Paulo SPE S.A, formado pelas empresas Kallis Administração e Participações Eireli, Nacional Shopping Planejamentos e Reestruturação de Shopping Center Ltda. e Concessões e Participações BR Ltda. Com os trabalhos, o objetivo é instalar no local, entre outras coisas, restaurantes, lojas nacionais e internacionais, cinema ao ar livre com a maior tela da América Latina, escritórios, cafés, restaurantes, mirante com vista 360º e academia. 

Por meio do programa de revitalização do Rio Pinheiros, acrescenta o governo, 553,9 mil imóveis -- mais de 1,6 milhão de indivíduos -- foram conectados à rede de esgoto, evitando o despejo de carga orgânica no rio, foram removidas mais de 62,7 mil toneladas de lixo das águas, e 687,4 mil m³ de sedimentos foram retirados do fundo do leito.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade