São 402 cidades em situação de emergência em Minas Gerais
Estado sofre com fortes chuvas desde o fim de dezembro de 2021
O estado de Minas Gerais sofre com as fortes chuvas que atingem a região desde o início do período chuvoso. Cenas de cidades alagadas e pessoas sendo resgatadas de barcos são parte do cotidiano de muitos mineiros em 2022. São 402 municípios em situação de emergência, ou seja, são 47% das 853 cidades mineiras.
Além disso, 25 mortes foram registradas desde o início das fortes chuvas, segundo o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais deste sábado (22.jan). Ao todo, são 7.735 desabrigados e cerca de 48.607 desalojados por causa das fortes tempestades no estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma outra preocupação da Defesa Civil é o monitoramento do nível de segurança das barragens em Minas Gerais, que já teve dois grandes rompimentos, o de Mariana, em 2015, e o de Brumadinho, em 2019. Ao todo, são 29 barragens em nível 1 de alerta, nove em nível 2 e três em nível 3.
Duas que apresentam o maior risco de rompimento são da empresa Vale. São elas: a barragem de Forquilha III, em Ouro Preto, e a barragem de Sul Superior, em Barão de Cocais. Já a barragem B3/B4, de Minerações Brasileiras Reunidas, em Nova Lima é a terceira.
Saiba mais: