Anvisa deve autorizar nova validade da vacina da Janssen semana que vem
EUA ampliaram prazo do imunizante contra covid-19 de 3 para 4,5 meses; Brasil terá 3 milhões de doses
Débora Bergamasco
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar o pedido da Janssen para estender o prazo de validade da vacina contra a covid-19 de três meses para quatro meses e meio, segundo apurou o SBT News. A decisão deve sair na semana que vem.
Na 5ª feira (10.jun), a agência reguladora dos Estados Unidos (FDA) autorizou a ampliação de tempo de uso. Nesta 6ª (11.jun), uma equipe da gerência-geral de Medicamentos se reuniu com representantes da farmacêutica em busca de mais informações.
Mas o que a Janssen tem a ver com o Brasil? O Ministério da Saúde já contratou 38 milhões de doses da vacina da empresa, que é o braço farmacêutico da Johnson & Johnson. As entregas seriam feitas só no segundo semestre, mas como o governo brasileiro está sempre tentando antecipar o envio dos produtos, a companhia ofereceu ao Brasil a entrega de 3 milhões de doses, mas com data de validade para o dia 27 deste mês.
+ Prazo de validade da vacina da Janssen é ampliado para 4 meses e meio
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, consultou secretários de Saúde e, devido à urgência e à boa capacidade de aplicação de vacinas pelo SUS a decisão foi aceitar a oferta de antecipação. Os imunizantes nem foram enviadas ainda ao Brasil e, quando chegarem, teriam que ser distribuídos e aplicados rapidamente. Diferentemente de todas as outras autorizadas no Brasil, ela é aplicada em apenas uma dose.
Por isso, é tão importante obter a comprovação de que ampliar o prazo de validade não vai comprometer a segurança e a eficácia da vacina.
Veja reportagem do SBT Brasil: