Navio de bandeira grega vazou 3 mil litros de óleo no RS
Uma monitoração está sendo feita pela superintendência do Rio Grande do Sul
SBT News
A superintendência do porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, está monitorando uma mancha de óleo que vazou de um navio de bandeira grega. Foram cerca de 3 mil litros de óleo, e a embarcação estava em um dos principais terminais de grãos do país.
A mancha de óleo se estende por um trecho de 1km dentro do canal de acesso ao porto, um dos maiores do país.
Entidades de proteção ambiental estão no local para ajudar os animais afetados, e a marinha abriu um inquérito para investigar as causas do vazamento.
A principal hipóteses é que o vazamento tenha acontecido durante o abastecimento do navio durante a madrugada de quinta-feira (14). A embarcação de bandeira grega, usada para exportação de soja, ficará detida.
O monitoramento deverá se estender pelos próximos dias, até que os riscos ambientais sejam eliminados. Foram instaladas barreiras de contenção no entorno da embarcação para absorver o material e impedir que o vazamento se espalhe.
As manchas de óleo que atingiram o mar do Nordeste no final e agosto chegaram nas praias da Grande Vitória, no Espirito Santo, nesta sexta-feira (15). Alguns banhistas ficaram com óleo no corpo e uma força tarefa foi montada para limpar os pontos atingidos.