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Ministro da Agricultura apoia boicote de produtores de carne brasileiros ao Carrefour

Carlos Fávaro e Frente Parlamentar da Agropecuária reagem à declaração do CEO do Carrefour sobre importações do Mercosul

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Ministro da Agricultura apoia boicote de produtores de carne brasileiros ao Carrefour | Divulgação/Valter Campanato/Agência Brasil
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O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestaram apoio aos produtores de carne brasileiros que decidiram suspender as vendas para o Carrefour.

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A ação foi motivada por declarações do CEO do grupo varejista, Alexandre Bompard, sobre a possibilidade de interromper a compra de carnes produzidas no Mercosul devido a preocupações ambientais.

Fávaro criticou a posição do Carrefour e defendeu a produção brasileira.

"Eu achei uma atitude louvável da indústria brasileira dizer assim 'então, não vou fornecer também'. E tem o meu apoio essa atitude, que mostra soberania e o respeito à legislação brasileira", afirma.

A declaração do ministro ocorreu durante evento de comemoração de dez anos da fundação da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), na última quinta-feira (21), em Brasília.

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A FPA reforçou o discurso em uma carta aberta, classificando a postura do CEO do Carrefour como "infundada". O texto destaca que a cadeia produtiva de carne brasileira é referência global e que boicotes podem gerar impactos sociais e econômicos significativos.

"O Brasil, por sua vez, é referência mundial na produção e exportação de proteínas animais. Somos líderes globais na exportação de carne bovina e de frango, e nossa produção é amplamente reconhecida pela excelência, sendo abastecida por rigorosos controles sanitários e padrões de qualidade que atendem a mais de 160 países, incluindo mercados exigentes como União Europeia, Estados Unidos, Japão e China", diz a nota.

Carrefour responde
Em resposta, o Grupo Carrefour Brasil lamentou a decisão do CEO.

“Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade”, diz a nota oficial.

A empresa informou que está em diálogo com fornecedores para viabilizar a retomada do abastecimento nas lojas, sem prejuízo aos consumidores.

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A rede varejista assegurou que não há falta de carne nas prateleiras e reiterou seu compromisso com a qualidade e o atendimento ao consumidor.

"Seguiremos trabalhando para resolver essa situação da melhor forma possível, sempre com o objetivo de atender com excelência nossos clientes", finaliza o comunicado.

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