Lula se reúne com ministros e Conab para tratar de estoque e preço de alimentos
Durante a semana, presidente também conversou sobre tema em outro encontro com ministro da Agricultura e diretor da Companhia Nacional de Abastecimento
Participam do encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
+ Lula diz que governo tem de baixar preço de energia e alimentos
Este é o segundo encontro de Lula com integrantes da área de agricultura, pecuária e alimentos do governo nesta semana. Na segunda (11), ele teve outra reunião com Pretto e Fávaro.
A Conab é a responsável pela formação de estoques públicos com a intenção de controlar preços de alimentos e a renda dos produtores. Também administra e mantém o abastecimento interno, comercializando estoques na entressafra para reduzir ou impedir o aumento do preço de alimentos.
Nessa quarta (13), Lula participou da inauguração do Complexo Mineroindustrial da empresa Eurochem, no município de Serra do Salitre, em Minas Gerais. A mineradora prevê produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes por ano apenas para o mercado interno. O presidente e ministros afirmaram que a medida pode ajudar a reduzir o preço dos alimentos.
Em entrevista ao SBT Brasil na última segunda (11), Lula afirmou que o governo precisa reduzir o preço dos alimentos para o bem-estar e segurança alimentar da população brasileira.