Lula vai à inauguração de mineradora que prevê 1 milhão de toneladas de fertilizantes ao Brasil
Complexo Mineroindustrial da Eurochem pode produzir o equivalente a 15% do mercado de fertilizantes nacional; é a primeira unidade da empresa fora da Europa
A mineradora em Serra do Salitre é a primeira unidade da empresa fora da Europa. Com a atuação da Eurochem, está previsto o fornecimento de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano à agricultura brasileira — o equivalente a 15% da produção nacional. A empresa investiu US$ 1 bilhão para construir a estrutura.
+ Lula: “Economia cresceu melhor do que FMI previa, mas está muito longe do que pretendo”
Toda a produção do será destinada ao mercado interno, para apoiar a produtividade da agricultura brasileira. Em entrevista ao SBT Brasil nessa segunda (11), Lula afirmou que o governo precisa reduzir o preço de alimentos, como feijão e arroz. Segundo o governo, a parceria com Eurochem tem o objetivo de "apoiar a produtividade da agricultura brasileira e, como consequência, fortalecer a segurança alimentar das gerações presentes e futuras".
O complexo de mineração vai extrair desde a matéria-prima, o fosfato, até a produção de fertilizantes granulados. Também há previsão de produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, 1 milhão de toneladas anuais de ácido sulfúrico e 240 mil toneladas de ácido fosfórico, subprodutos utilizados na produção de fertilizantes.
Segundo informações do Palácio do Planalto, a companhia espera contratar 1,5 mil pessoas na atuação direta, indireta e contínua na operação; durante as obras, foram gerados 3,5 mil empregos diretos.
Sistema de barragens
Com um histórico de tragédias envolvendo barragens em Minas Gerais, como a da Samarco em Mariana e da Vale em Brumadinho, o complexo possui um Centro de Monitoramento e Controle Geotécnico para realizar inspeção visual diariamente.
Segundo informações do governo federal, "o empreendimento inclui radar, sistema de câmeras a jusante e instrumentos automatizados que permitem o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana".
"Inauguramos a operação de uma nova planta integrada de fertilizantes, e isso significa extração de minério, beneficiamento e transformação em uma única operação para levar fertilizante ao nosso campo. Temos trabalhado por uma mineração mais segura, socialmente justa e ambientalmente sustentável", afirmou o ministro Alexandre Silveira.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo. O país é responsável, atualmente, por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás apenas de China, Índia e dos Estados Unidos. No entanto, mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa.