Centrais sindicais fazem atos do Dia do Trabalhador no DF e 17 estados nesta quarta-feira (1º)
Na capital paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar do evento, que ocorre no estacionamento da Neo Química Arena
Centrais sindicais fazem atos do Dia do Trabalhador no DF e em 17 estados nesta quarta-feira (1º), sob o tema "Por um Brasil mais Justo". O maior deles foi convocado para o estacionamento oeste da Neo Química Arena (arena do Corinthians), na zona leste da capital paulista, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+ "A esquerda não ganha mais eleição no Brasil", afirma Damares Alves
O ato teve início às 10h. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a previsão é que lideranças sindicais, representantes de movimentos populares e da sociedade civil organizada, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do governo federal discursem. Pela agenda oficial, Lula chegará às 12h40. Ocorrerão ainda apresentações artísticas e musicais, incluindo, por exemplo, Paula Lima, Taty Dantas, Dexter, Bateria Show da Gaviões da Fiel e Afro-X.
Também de acordo com a CUT, ao longo do dia, serão feitas ações de cidadania voltadas a saúde, orientação jurídica, segurança alimentar, meio ambiente e direitos humanos, e haverá uma área para recreação infantil.
Ainda no estado de São Paulo, centrais fazem atos ao menos em Araraquara, São Carlos e Campinas, todas no interior. No Paraná, ocorrerão em Curitiba e Maringá. Em Santa Catarina, haverá atos pelo menos em Florianópolis. Blumenau, Criciúma, Joinville e São Miguel do Oeste.
No Distrito Federal, um ato teve início no Eixão do Lazer, em Brasília, às 9h, com os trios de Nei Casemiro e CL Claudinha Costa e com a turma do SambaArrumadin.
+ Lula liga para Eduardo Leite e anuncia apoio ao Rio Grande do Sul após temporais
Pará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Goiás, Ceará, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem atos em suas capitais. Ainda no RJ, foram organizados eventos em Macaé e Campos dos Goytacazes. Já na Paraíba, ocorre em Campina Grande.
A CUT ressalta que os atos são organizados pela entidade, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e Intersindical Central da Classe Trabalhadora. As centrais sindicais vão aproveitá-los para cobrar emprego decente, a correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna.
De acordo com a CUT, em Porto Alegre seria feita uma festa por ocasião do Dia do Trabalhador na Casa do Gaúcho, mas o evento foi adiado por causa das fortes chuvas que atingem a capital gaúcha. O número de mortos em decorrência dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na terça-feira (30) subiu para 8. As fortes chuvas atingiram 104 cidades do estado e 21 pessoas seguem desaparecidas.
Segundo a Defesa Civil do estado, 1.145 pessoas tiveram que abandonar as casas e foram levadas para abrigos. Outras 1.431 estão desalojadas.