Lula liga para Eduardo Leite e anuncia apoio ao Rio Grande do Sul após temporais
Chuvas fortes que atingem o estado desde segunda-feira (29) provocaram 5 mortes, 18 pessoas estão desaparecidas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na noite desta terça-feira (30), que conversou por telefone com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e anunciou apoio do governo federal ao estado.
+ Chuvas fortes no Rio Grande do Sul deixam cinco mortos e afetam 77 municípios
Em publicação no X (antigo Twitter), Lula afirmou que o “governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”.
Confira:
A manifestação de Lula ocorreu minutos após Leite pedir ajuda, também na rede social. O governador do RS marcou o presidente e disse: "Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias".
Veja:
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já causaram estragos em 77 municípios. Os temporais provocaram descargas elétricas, interrupções de estradas por queda de barreiras, alagamentos e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversas cidades.
Até agora, cinco mortes foram confirmadas, duas em Paverama, uma em Santa Maria, uma em Encantado e uma em Pantano Grande. Segundo informações atualizadas da Defesa Civil nesta terça-feira (30), até o momento, 18 pessoas estão desaparecidas, 95 desalojadas e 198 sem abrigo.