Fazendeiro considerado um dos maiores desmatadores da Amazônia é preso em Goiás
Pecuarista é acusado de desmatar mais de 10 mil hectares nos últimos 5 anos, na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu
O fazendeiro Geraldo Daniel de Oliveira, apontado como um dos maiores desmatadores do Estado do Pará, foi preso no Setor Oeste, em Goiânia, nesta quarta-feira (3).
Segundo informações da polícia, o acusado estava em liberdade provisória e violou as medidas cautelares impostas, o que levou à nova captura. O pecuarista é responsável por desmatar mais de dez mil hectares de floresta amazônica.
+ Condenados por desmatamento ilegal na Amazônia vão pagar R$ 316 milhões em multas
A prisão aconteceu durante a Operação Refloresta Xingu, que tem como objetivo fiscalizar e identificar autores de crimes ambientais no Pará.
O governador do Pará, Helder Barbalho, celebrou a prisão do fazendeiro pelas redes sociais. “Geraldinho é acusado de desmatar mais de 10 mil hectares nos últimos 5 anos, na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. Ele e o genro, que está com prisão preventiva decretada, respondem por outros crimes ambientais e falsidade documental. #AquiNão”, escreveu.
+ Amazônia registra décimo mês consecutivo de redução do desmatamento, diz Imazon
Em junho de 2022, Geraldinho foi preso no Pará, durante uma operação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa (Segup). Na ocasião, dois funcionários da fazenda dele também foram autuados por porte ilegal de armas. Apesar disso, ele foi solto tempos depois.