Trump afirma que terras raras integram acordo sobre a Groenlândia
Presidente dos EUA diz que entendimento envolve a OTAN e prevê cooperação estratégica e direitos de exploração mineral na Groenlândia


Vicklin Moraes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (22) que chegou a um acordo preliminar com a OTAN sobre o futuro da Groenlândia, incluindo direitos de exploração de minerais de terras raras. A declaração foi feita em entrevista à CNBC.
“Eles vão estar envolvidos no projeto da Cúpula Dourada e também nos direitos de exploração mineral, assim como nós”, afirmou Trump. Questionado sobre a duração do acordo, respondeu: “Para sempre”. O presidente não forneceu detalhes adicionais sobre os termos do entendimento.
Nesta quarta-feira(21), Trump anunciou a suspensão de tarifas comerciais que seriam aplicadas a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia. As sanções entrariam em vigor em 1º de fevereiro, mas foram interrompidas após reunião com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.
Segundo o presidente americano, o encontro definiu as bases de um possível acordo envolvendo a Groenlândia e a estratégia de atuação no Ártico, região considerada prioritária do ponto de vista geopolítico e energético.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que o entendimento ainda está em construção e que novas rodadas de negociação serão realizadas. Ele indicou que as tratativas, inclusive sobre a chamada “Cúpula Dourada”, serão conduzidas por uma equipe de alto nível do governo dos Estados Unidos.









