Trump suspende tarifas a aliados europeus após avanço em negociações sobre a Groenlândia
Presidente dos EUA cita entendimento preliminar com a OTAN sobre o Ártico e diz que acordo pode beneficiar toda o bloco

Vicklin Moraes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (21) que não aplicará tarifas comerciais à Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia. A decisão ocorre após reunião com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na qual foi definida a base de um possível acordo envolvendo a Groenlândia e a região do Ártico.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que o entendimento ainda está em construção e que novas rodadas de negociação serão realizadas, inclusive sobre a chamada “Cúpula Dourada”, tema ligado à Groenlândia. O presidente indicou que as tratativas serão conduzidas por uma equipe de alto nível do governo americano.
"Após uma reunião muito produtiva com o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, definimos a estrutura de um futuro acordo referente à Groenlândia e, na verdade, a toda a região do Ártico. Essa solução, se concretizada, será excelente para os Estados Unidos da América e para todos os países da OTAN. Com base nesse entendimento, não imporei as tarifas que entrariam em vigor em 1º de fevereiro", escreveu Trump.
Mais cedo, o republicano afirmou que a Europa não está no caminho certo. Ele também disse que não pretende usar a força militar dos Estados Unidos na Groenlândia e declarou otimismo com a possibilidade de um acordo após as reuniões diplomáticas.








