Confirmado caso de superfungo 'Candida auris' no Rio Grande do Norte
Paciente está isolado em unidade hospitalar em Natal enquanto equipes de saúde realizam o monitoramento para conter a propagação do superfungo no estado


Leonardo Almeida
Após exames realizados no Laboratório Central do Rio Grande do Norte (RN), a Secretaria de Saúde do estado confirmou um caso de contaminação pelo superfungo 'Candida auris'. O paciente afetado foi encaminhado para o Hospital Central Coronel Pedro Germano, em Natal, e está isolado para evitar a contaminação de outras pessoas.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que Candida auris é um fungo que representa uma série de riscos à saúde pública, pois é resistente a medicamentos comumente usados para combater infecções por Candida. Além de causar infecções na corrente sanguíneas, podendo ser fatal, principalmente em pessoas com comorbidades.
Profissionais da saúde e equipes da vigilância sanitária do RN realizam o monitoramento e o rastreio do caso. Segundo a Secretária de Saúde, a contaminação do fungo ocorre apenas através de contato direto.









